A Ortopedia e Traumatologia Pediátrica ou Infantil, é uma sub especialidade (aprimoramento) da Ortopedia geral, que se dedica ao estudo, diagnóstico e tratamento de doenças músculo esqueléticas em crianças e adolescentes, e é representada pela Sociedade Brasileira de Ortopedia Pediátrica (www.sbop.org.com.br).
O papel do Ortopedista Pediátrico é dar suporte á criança e os pais durante o desenvolvimento natural. Deve diferenciar as alterações normais esperadas para a criança (fisiológicas) das não normais (patológicas ou não fisiológicas), e assim realizar a intervenção da melhor forma, com tratamentos sem cirurgias (orientações, cuidados, exercícios, alongamentos, uso de medicações, fisioterapia, órteses, calçados especiais etc) e caso houver necessidade, também realiza procedimentos cirúrgicos.
![](https://static.wixstatic.com/media/89f2c2_0a8d456d25c74692b354f586998e6ab1~mv2.png/v1/fill/w_559,h_785,al_c,q_90,enc_auto/89f2c2_0a8d456d25c74692b354f586998e6ab1~mv2.png)
Quais idades o Ortopedista Pediátrico atende?
- Desde os bebês, crianças e adolescentes de todas as idades.
- Também atende maiores de 18 anos, como as doenças da criança diferem do adulto, o Ortopedista Pediátrico tem propriedade no tratamento das sequelas das doenças da infância como o pé torto congênito e paralisia cerebral.
Importante salientar que a criança é um ser em constante crescimento e desenvolvimento e que as doenças nessa fase da vida são diferentes do adulto (algumas doenças são exclusivas da criança). A abordagem no período inicial da vida conduzirá como essa criança será na vida adulta, lembrando que quanto antes realizarmos a descoberta e o tratamento da doença, melhor a chance de cura e minimizar os problemas. Qualquer falha ou atraso no tratamento pode comprometer o futuro e causar sequelas permanentes. Por isso, a avaliação e acompanhamento com o Ortopedista Pediatra ou Infantil é mais segura e eficaz do que um médico de trata adultos.
Existe alguma área do corpo que o Ortopedista Pediátrico não cuida?
Por ser um especialista que avalia a criança como um todo, da cabeça aos pés, o Ortopedista Pediátrico/Infantil, é o profissional mais capacitado para tratar problemas da infância e adolescência. Algumas doenças ocasionalmente exigem um acompanhamento multidisciplinar com a avaliação de outros Ortopedistas como nos transtornos complicados da coluna e mão.
Dr. Felipe Depieri possui uma equipe completa para acolher e tratar os diversos tipos de queixas, e caso haja a necessidade, conta com ajuda de outros profissionais como ortopedistas nas diversas sub especialidades (joelho, quadril, coluna, mão, ombro, pés), endocrinologista, neurologista, cardiologista, fisioterapia, preparador físico, nutricionista, psicologia.
Oferecemos atendimento diferencial, acolhimento, tratamento personalizado e humanizado que visa melhorar a qualidade de vida dos pacientes e acalmar os pais, com tempo para ouvir e orientar, além do fácil acesso ao Dr. Felipe (whatsApp).
![](https://static.wixstatic.com/media/89f2c2_8787c14a894c4685b03ce6325bbf71a4~mv2.png/v1/fill/w_801,h_621,al_c,q_90,enc_auto/89f2c2_8787c14a894c4685b03ce6325bbf71a4~mv2.png)
Principais condições que o Ortopedista Pediátrico trata:
- Pé Chato (plano)
- Displasia do Quadril
- Fraturas e Luxações, Lesões do Esporte
- Dor do Crescimento
- Pés para dentro
- Diferença no Tamanho das Pernas
- Pé Torto Congênito
- Andar na ponta dos pés (Pé Equino)
- Pé Cavo (aumento da curvo do pé)
- Pernas Tortas, Alterações do Joelho (joelho valgo e joelho varo)
- Doença de Legg-Calvé-Perthes
- Epifisiólise
- Paralisia Cerebral
- Autismo
- Sindromes Genéticas (Sind. Down, Artrogripose, Neurofibromatose, Osteogênese Imperfeita)
- Polidactilia, Sindactilia
- Mielomeningocele
- Doenças Congênitas como Pseudoartrose Congênita de tíbia, Hemimelia Tibial, Fêmur Curto etc
- Sequela de fraturas
- Tumores Ósseos e Músculo Esqueléticos.
Entre outras Doenças Ortopédicas da Infância.
Comentários